sexta-feira, 4 de junho de 2010

Depois do HP Compaq... o Nokia N900

Cansado do meu Samsung i710, resolvi trocar de celular. Não sou geek nem nerd, mas sou fã de tecnologia. Abusei e comprei um Nokia N900. Não o temos oficialmente no Brasil, mas já é possível comprá-lo pelo Mercado Livre ou via importação. O meu comprei nos EUA e está chegando em 6 dias.

Segue alguns sites que verifico diariamente (praticamente toda hora) atrás de novas informações: http://maemo.org http://maemo.nokia.com http://n900.aguilarj.com http://www.nokian900applications.com http://www.rodrigostoledo.com http://www.tekimobile.com http://www.zeletron.com.br http://www.n97n900.com http://pinguinsmoveis.com

Para os interessados no aparelho, vale apena ler bastante a respeito para não se frustar.
O Maemo, sistema operacional livre que roda no N900, tem sido duramente criticado por comunidades virtuais por falta de atenção da Nokia. De fato isto existe, especialmente com o desenvolvimento do Meego (Nokia + Intel). Eu escolhi o N900 por causa do hardware forte que tem. Leia todos os detalhes neste link

Esperar esses 6 dias não será nada fácil. Mas quem já esperou 20, espera mais 6.

O HP Compaq 2510p

Estou bastante satisfeito com o laptop. Tive apenas um incoveniente: o HD estragou.
Por um descuido não notei que o laptop não estava completamente desligado e o coloquei dentro da mochila. Subi na moto e ele acabou balançando bastante. Logo, HD fail.
Foi uma saga encontrar outro. HD de 1,8 polegadas, com 120GB de espaço: R$ 400,00. Comprei.
De lá pra cá, cuidados redobrados com o pequeno.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Novos ventos

Depois de um longo tempo sem postar, estou de volta com novas palavras.
As experiências durante o tempo que passei escrevendo a monografia foram muito boas e valiosas. Mas depois que a apresentei e me "desliguei" da faculdade, resolvi me dedicar um pouco a empresa e acabei deixando o Linux um pouco de lado. Na verdade, acompanhando de longe.
Troquei meu PC em um laptop HP Compaq 2510p. Ter que abrir mão de um desktop por um mobile foi uma decisão difícil, mas necessária. Estou rodando o Windows 7, estou satisfeito mas com algumas ressalvas que em outra postagem vou relatar.
Estou de volta só pra informar que teremos novas postagens por aqui e que agora estou fazendo uma pós graduação: MBA em Redes de Computadores, pela Faculdade Pitágoras.
Estou satisfeito com o curso e espero aprender mais dessa fantástica área de infra-estrutura.

Abraços.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Compartilhando arquivos no Ubuntu com Servidor Samba

Monografia entregue, já posso formatar a máquina. E foi isso que fiz.

Primeiramente instalei o Windows (ainda preciso dele). Em seguida, comecei a instação do Ubuntu 8.04.
Nunca se esqueçam de instalar o Grub para gerenciar os boots dos sistemas operacionais instalados na máquina! Pode custar em tempo precioso até você resolver isso!

Instalado o SO, hora de personalizá-lo. Meu primeiro passo foi ins
talar o EnvyNG pelo Synaptic pra configurar minha placa de vídeo ATI X1200 Series (on-board). Uma interface bem amigável.


Após o vídeo estar configurado, hora de ativar os compartilhamentos. No post anterior eu comentei sobre o problema e ele voltou a se repetir. A solução foi mais simples do que eu imaginava: bastou instalar o Servidor Samba e pronto!
A mensagem de erro foi a da imagem abaixo:


Para instalar esse serviço, abra o terminal e digite o comando:
$ sudo apt-get install system-config-samba

Depois de instalado acesse o menu Sistema >> Administração >> Samba.
A interface é muito simples de usar.

É só clicar em "Adicionar Compartilhamento" e setar as configurações de acordo com o que for necessário. Muito simples e funciona extremamente bem. Notei um ganho de performance na instalação de aplicativos em pastas compartilhadas na rede.

No próximo post falo sobre os recursos visuais que estou instalando.

[]'s

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Primeiros problemas

No segundo dia de uso do Hardy, tudo estava perfeito. Com o vídeo onboard e muitos efeitos visuais aplicados, de vez em quando era possível notar um lag na transição entre janelas.

Então, recebi uma mensagem do sistema informando que já existiam atualizações para o meu sistema. Não perdi tempo, 235 MB a 110kbps (Velox 1MB). Estava formatando outra máquina e precisei acessar os arquivos de instalação de programas na minha maquina pela rede. Como não tinha configurado o compartilhamento no Linux, reinicei a máquina.

Mais tarde resolvi voltar para o Hardy. Ai apareceu o primeiro problema: tela branca após o login. Uma leve decepção, não nego.
Algumas horas de pesquisa e o problema estava resolvido.

Para acessar o terminal, digite:
CTRL + ALT + F1

Digite:
login
+ senha

Digite o comando:

$ sudo apt-get install envyng-gtk envynh-core

Depois de instalado, digite:
$ sudo envyng -t


O EnvyNG é um programa bastante interessante. Ele gerencia drivers de vídeo da nVidia ou ATI. Bastante útil e muito simples para usar.

Ontem aconteceu novamente o mesmo problema comigo. Atualizei o sistema e depois de reiniciar o PC, tela branca após o login. Bastou refazer a instalação do driver de vídeo e estava resolvido.

[]'s

Primeiros ajustes após instalação

Eu não formatei o meu computador (ainda) para a instalação do Hardy (Ubuntu 8.04). Com o LiveCD, setei a instalação pelo Windows mesmo.

Depois de instalado e funcionando corretamente, hora de alguns ajustes triviais:
1 - Troca do OpenOffice.org para o BrOffice.org;
2 - Instalação do aMsn;
3 - Instalação do driver de vídeo da ATI;
4 - Intalação do Compiz+Emerald;

Estes ajustes foram muito simples de realizar. Basta acessar o gerenciador de pacotes Synaptic e selecionar o que você quer. Depois é só mandar aplicar! O próprio sistema se encarrega de buscar as bibliotecas necessárias e rapidinho estava tudo instalado.

Meu irmão mais novo reclamou do visual, mas depois que viu o Compiz+Emerald funcionado, até que ele gostou! Realmente fica show de bola, principalmente com alguns efeitos de transição entre as áreas de trabalho.
Ainda não instalei o cubo, mas em breve quero fazer isso.

[]'s

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Mudanças..

Bom galera, para aqueles que leram as postagens anteriores deste blog, peço desculpas por não deixá-las e agradeço pelos comentários. Mas agora é hora de um recomeço.

Estou chegando ao fim do meu curso de Ciência da Computação (amém!). Por conhecer um pouco da filosofia do software livre, resolvi escrever a minha monografia exatamente nesta área: software livre e segurança. Quando ela estiver pronta, eu publico aqui no _Maveco79_.

Eu não migrei definitivamente para o software livre, mas a um bom tempo me tornei usuário de alguns programas livres como o Mozilla Firefox, Foxit e o PDFCreator. Depois de muito tempo usando o Windows, resolvi instalar o Ubuntu 8.04 Hardy Heron no meu computador e usar o BROffice.org para escrever a minha monografia. Ainda continua com dualboot por alguns programas como o Sony Vegas e o Photoshop (ainda não conheço muito o Gimp).

Estou bastante satisfeito com o Ubuntu Hardy. Ele tem se mostrado versátil na minha máquina (Atlhon 5200+@3.0GHz, 1GB DDRII 800MHz, Asus M2A-VM) e com belos efeitos visuais que nem o Windows Vista tem!

No próximo post eu conto um pouco dos problemas que tive com ele!

[]'s